Enquadramento e apresentação do curso de formação.
Atividades educativas fora da sala de aula - vantagens, desvantagens, condicionantes.
Trabalho prático no ensino das ciências.
Visita de estudo - atividade curricular intencional e pedagogicamente planeada.
Trabalho de Campo/ Saída de Campo - metodologia de aprendizagem.
Modelo organizativo de Trabalho de Campo de Nir Orion (1993)
Interpretação ambiental - princípios e técnicas.
Conceito ABC (interligações do trinómio Abiótico-Biótico-Cultura).
Geodiversidade e Biodiversidade - conceitos e exemplos.
Serviços dos ecossistemas (aprovisionamento, regulação, culturais, suporte).
Valor educativo do património (natural e cultural).
Identificação e contacto direto com recursos naturais, infraestruturas, entidades individuais e coletivas com potencial uso educativo.
Domínios de Autonomia Curricular, interdisciplinaridade, articulação do currículo e avaliação para e das aprendizagens dos alunos.
Fórum final com apresentação dos trabalhos desenvolvidos, balanço e avaliação final da formação.
Duração | 25 horas. Presencial |
Dias de Duração | 9 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-123763/24 |