A45 - Ensino e Aprendizagem com Dispositivos Móveis nas Ciências Exatas e da Natureza e Tecnologias

19-12-2024

1º Sessão (2 hora):
Apresentação da ação, conteúdos programáticos da ação e explicitação do modo como se processa a avaliação.
Breve reflexão sobre as tecnologias na prática pedagógica: Nativos digitais versus Imigrantes digitais e a importância das tecnologias e das plataformas web como ferramentas cognitivas.

2º Sessão (4 horas): Interface e configurações básicas do Kahoot! Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico.
O Kahoot! é uma plataforma gratuita, com uma forte componente lúdica, que permite construir e aplicar questionários (Quiz ou Survey) e colocar questões para iniciar um debate (Discussion).

3º Sessão (4 horas): Interface e configurações básicas do Edpuzzle. Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico.
O Edpuzzle é uma ferramenta gratuita para professores e alunos, permitindo-lhes trabalhar conteúdos educativos de uma forma original. Permite ao professor transformar um vídeo numa vídeo-aula recorrendo à seleção de uma parte do vídeo, esta pode ser comentada com voz e os alunos podem ser questionados através de perguntas embutidas no vídeo.

4º Sessão (4 horas): Interface e configurações básicas do Plickers. Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico.
O Plickers é uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis, de administração de testes rápidos, que permite ao professor registar as respostas e conhecer em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula. A aplicação gera e grava automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados.

5º Sessão (4 horas): Interface e configurações básicas do Quizizz. Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico.
O Quizizz é uma ferramenta digital online gratuita que possibilita a criação de questionários dinâmicos. Esta proposta surge num formato que condiz com as exigências educacionais atuais e que vai ao encontro das apetências dos estudantes nativos digitais.

6º Sessão (4 horas): Interface e configurações básicas do Socrative. Exercícios práticos. Elaboração de um recurso específico.
O Socrative é uma aplicação simples de elaboração de questionários (preparação de testes, quizzes, etc.) que pode ser usada em sala de aula para receber feedback em tempo real relativamente às aprendizagens dos alunos. Através de um sistema de perguntas e respostas o professor pode recolher, em tempo real, as respostas dos alunos, percebendo melhor a sua compreensão relativamente aos temas em estudo na aula.
Os testes e quizzes podem ficar temporariamente disponíveis proporcionando a sua realização a partir de casa.

7º Sessão (4 horas): Realização de um trabalho prático de avaliação.

8º Sessão (4 horas): Apresentação e análise critica dos trabalhos realizados.

Duração30 horas. Presencial
Dias de Duração10
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-132793/24