I- A Psicologia do Conflito nas Escolas:
• A definição do conflito;
• A origem do conflito;
• As crenças sobre o conflito escolar;
• As respostas/posturas face ao conflito;
II – O conceito do Conflito e a sua Resolução na Escola e na Sala de Aula:
• Noção de negociação;
• Estilos de negociação dos conflitos e da indisciplina;
• Técnicas de mediação de conflitos.
III – A Avaliação da Intervenção nos Conflitos relacionados com a Indisciplina e a perturbação do Funcionamento da Sala de Aula:
Estratégias de gestão de conflitos em sala de aula
• Respostas preventivas relacionadas com a gestão do processo de ensino-aprendizagem
• Respostas preventivas relacionadas com a gestão dos comportamentos na sala de aula
• Respostas remediativas relacionadas com a gestão dos comportamentos na sala de aula
IV – Projetos, Programas e Práticas de Mediação e Gestão de Conflitos
V- Projeto de formação-ação e de materiais a aplicar nas escolas pelos formandos. ·
VI- Divulgação, avaliação e discussão em público do projeto e dos materiais produzidos e das práticas experienciadas pelos formandos
Duração | 50 horas. Presencial |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-118287/22 |