1. Do que nos torna humanos às humanidades: as três revoluções do Sapiens (cognitiva, agrícola e científica). (3 horas presenciais)
2. A ideia de democracia e porque precisa a democracia das humanidades. (3 horas síncronas)
3. O lugar das humanidades no Perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. (2 horas síncronas)
4. O pensamento crítico na sala de aula. Que ferramentas? Contraexemplos, regressão infinita, pseudoprofundidade, parecenças de família, graus de razoabilidade, erros categoriais, etc.) (3 horas presenciais + 3 horas síncronas)
5. Fontes idóneas e sua mobilização consequente. Da necessidade de cultura científica e artística e de literacia para os media. (3 horas síncronas)
6. O ensaio filosófico como exemplo de exercício de pensamento crítico: como se o prepara e intitula, qual a sua estrutura, o que nele se avalia e como se o classifica. (6 horas presenciais)
7. Liberdade de expressão: o que é e porque nos devemos preocupar com isso. A saga do Sapiens continua... (2 horas presenciais)
Duração | 25 horas. b-learning |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-127146/24 |