Decorreu no passado dia 26 de fevereiro, em Famalicão - espaço II HUB, o 3.º Encontro de Equipas de Desenvolvimento Digital - Encontro EDD 2025: Integração Curricular dos LED, organizado pela Rede Minho de Embaixadores Digitais, dos CFAE de V. N. de Famalicão, Barcelos e Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Sá de Miranda, Alto Cávado, Francisco de Holanda, Braga/Sul, CENFIPE, Viana do Castelo, Martins Sarmento e Vale do Minho.
O AE António Feijó e a AE de Freixo estiveram presentes na dinamização de dois workshops. A ED do CENFIPE, em modo póster, apresentou algumas dinâmicas associadas à utilização e promoção dos LED, nas diferentes UO do CFAE.
Direcionado para a partilha de experiências pedagógicas, com integração dos laboratórios de educação digital (LED), este encontro contou com cerca de duas centenas de participantes, entre os quais, diretores dos centros de formação, diretores de escola, docentes das EDD e das equipas LED e Representantes da Autonomia e Flexibilidade Curricular (RAFC) de vários CFAE. Acompanharam também o evento um representante da Equipa de Recursos e Tecnologia Educativa da Direção-Geral da Educação (ERTE|DGE) e do CC TIC da Universidade do Minho.
Ao longo da tarde, os participantes puderam circular entre diferentes workshops, distribuídos por 5 salas, num total de 15 participações, duas do nosso CFAE – AE António Feijó e AE de Freixo. A primeira apresentou o projeto “Robot Foral 900.Led”, alusivo à encenação da entrega do Foral a Ponte de Lima com recurso a robots Mbots, sob a forma de fantoches, criados com os alunos no CAA. O projeto interdisciplinar envolveu ainda a utilização de equipamento multimédia, impressão 3D e o microscópio digital. O AE de Freixo partilhou a experiência e dinâmica envolvida no Jornal digital “Comunica”, que é atualizado diariamente com a colaboração de alunos do pré-escolar ao 9.º ano, abrangendo temas diversos como cultura, entrevistas, meteorologia, minisséries e cadernos temáticos. A equipa responsável pelo Jornal reforçou ainda a importância da integração curricular dos LED e a forma como a comunicação digital pode enriquecer a aprendizagem dos alunos.
Num outro espaço, alunos de sete agrupamentos de escolas de Famalicão, acompanhados por docentes de várias áreas disciplinares, partilharam as suas aprendizagens com equipamentos dos LED, numa dinâmica muito particular e inspiradora, mostrando como podem assumir um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem, como cocriadores das atividades.