1. Avaliação Institucional. (5h)
1.1. Enquadramento legal da avaliação das escolas;
1.2. Desenvolvimento dos processos de avaliação das escolas;
1.3. Avaliação interna e avaliação externa.
2.- A autoavaliação de escolas. (5h)
2.1. autoavaliação e desenvolvimento organizacional. A escola como “organização aprendente”;
2.2. autoavaliação e eficácia escolar – os planos de melhoria.
3. A articulação entre os instrumentos de gestão da escola e o processo de autoavaliação. (5h)
4. A construção de um modelo de autoavaliação contextualizado. (8h)
4.1. o papel dos atores: comissão de autoavaliação, estruturas de coordenação e supervisão pedagógica, docentes,estudantes, pais e pessoal não docente. A criação de dispositivos que estimulem a participação dos atores;
4.2. a construção de um quadro de referência: dimensões, subdimensões, campos de análise e critérios;
4.3. processo e instrumentos de recolha e análise de dados;
4.4. divulgação e publicitação do relatório de autoavaliação;
4.5. a meta-avaliação.
5. Avaliação da oficina e produtos dos formandos. (2h)
Regime de frequência: presencial
Duração | 50 horas. (25h presenciais+25h trabalho autónomo) |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-123056/24 |