A61 - Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa

20-12-2024

Os conteúdos da ação de formação encontram-se organizados da seguinte forma:
Módulo 0: Apresentação (2 horas: 2P)
Apresentação dos formandos e formadores.
Apresentação da formação.
Introdução aos Laboratórios de Educação Digital.
Conhecer o modelo de cenário de aprendizagem.
Iniciar um mural de partilha das atividades da formação.
Módulo 1: Aprender com recurso à impressão 3D (4 horas: 2P; 2 Síncronas)
Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização da impressão 3D.
Explorar a criação de objetos 3D, configuração da impressão e parametrização de objetos a imprimir.
Realizar atividades práticas com recurso à impressão 3D, adequadas a diversos contextos curriculares.
Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à impressão 3D.
Módulo 2: Comunicar com Artes e Multimédia (4 horas: 2P; 2 Síncronas)
Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de equipamento Multimédia.
Explorar a utilização do teleponto e do Chroma Key.
Explorar funções básicas de um editor de vídeo, como recorte, inclusão de filtros, texto, áudio e legendas.
Realizar atividades práticas com a utilização de equipamento Multimédia, adequadas a diversos contextos curriculares.
Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de equipamento Multimédia.
Módulo 3: Investigar com o micro:bit (4 horas: 2P; 2 Síncronas)
Explorar cenários de aprendizagem com recurso à utilização de placas micro:bit.
Explorar a programação das placas micro:bit, a partir do simulador, abordando desde projetos simples (como a exibição demensagens ou animações) a projetos com uso de sensores.
Realizar atividades práticas com a utilização de placas micro:bit, adequadas a diversos contextos curriculares.
Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização de placas micro:bit.
Módulo 4: Explorar e programar com robôs (4 horas: 2P; 2 Síncronas)
Explorar cenários de aprendizagem com recurso a robôs.
Explorar conceitos básicos de programação de robôs, incluindo movimentos simples e o uso de sensores e motores.
Realizar atividades práticas com a utilização de robôs, adequadas a diversos contextos curriculares.
Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso à utilização da robótica.
Módulo 5: Atividades STEM na sala de aula (4 horas: 2P; 2 Síncronas)
Explorar cenários de aprendizagem com recurso ao equipamento STEM.
Explorar componentes do kit de ciências sobre energias renováveis.
Realizar atividades práticas para a utilização de equipamento STEM, adequadas a diversos contextos curriculares.
Partilhar sugestões pedagógicas para a sala de aula, com recurso ao equipamento STEM.
Módulo 6: Apresentação e reflexão sobre a implementação (3 horas: 3P)
Autoavaliação e autorreflexão sobre o processo de implementação desenvolvido.
Apresentação e reflexão crítica sobre a experiência realizada e resultados obtidos.
Reflexão final sobre a ação de formação

Regime de frequência: b-learning

Duração50 horas. (15h presenciais+10h online síncrono+25h trabalho autónomo)
Dias de Duração9
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-126773/24