Orientações curriculares para o ensino da Matemática no Ensino Secundário expressas nas novas AE
- Ideias inovadoras do Currículo:
o Matemática para a Cidadania;
o Pensamento Computacional;
o Diversificação de temas no currículo;
o Matemática para todos.
? Ideias-Chave das Aprendizagens Essenciais:
o Resolução de problemas, modelação e conexões
o Raciocínio dedutivo e lógica matemática
o Recurso sistemático à tecnologia
o Tarefas e recursos educativos
o Práticas enriquecedoras e criatividade
o Organização do trabalho dos alunos
o Comunicação matemática
o Avaliação para a aprendizagem
- Operacionalização das Aprendizagens Essenciais.
- Exploração de ideias e conceitos, integrando a tecnologia como alavanca para a compreensão e resolução de problemas:
o Abordagem exploratória de ideias e conceitos matemáticos;
o Integração da tecnologia na experimentação, visualização, representação, simulação, interatividade, bem como no cálculo
numérico e simbólico;
o Recurso à folha de cálculo, a ambientes de geometria dinâmica, a aplicativos digitais diversos, a simulações, a
smartphones, à calculadora gráfica e aos sensores, bem como a outros equipamentos e materiais;
o Desenvolvimento do pensamento computacional com recurso a atividades de programação integradas na resolução de
problemas.
- Preparação, apresentação e discussão dos trabalhos e avaliação do curso de formação.
Duração | 50 horas. E-learning |
Dias de Duração | 10 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-124591/24 |