Módulo I – O vídeo em contexto educativo: conceitos básicos (3 horas – 1,5 horas síncronas + 1,5 horas assíncronas)
Visualização de curtas metragens produzidas em contexto escolar
A importância dos cenários: organização estética, observativa e planos da câmara
Som e imagem: a importância no vídeo educativo
Storyboard / guião
Direitos de autor e Regulamento Geral para a Proteção de Dados (RGPD) (cuidados e recomendações)
Módulo II - Ferramentas de captação e de edição de imagem (2 horas – 1 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
Formatos e suportes de imagem
Hardware e software de aquisição de imagem
Apresentação de ferramentas de edição de imagem
Exploração de ferramentas de edição de imagem
Módulo III - Ferramentas de captação e de edição de áudio (3 horas – 1 hora síncrona + 2 horas assíncronas)
Formatos e suportes de áudio
Hardware e software de captura de som
Técnicas de captura de áudio
Utilização de camadas em composição multipista
Edição e transformação de pistas de áudio
Transições e efeitos de áudio
Edição de áudio Formatos de exportação do projeto áudio para o ficheiro final
Módulo IV – Ferramentas para criar vídeo-aula (5 horas – 2 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
O guião como elemento de apoio à produção da vídeo-aula
Apresentação e exploração de ferramentas de vídeo-aula
Exploração de ferramentas de captura de ecrã
Integração dos vários elementos multimédia no projeto (peças de áudio e vídeo)
Módulo V – Ferramentas de edição de vídeo (6 horas – 2,5 horas síncronas + 3,5 horas assíncronas)
Visualização de vídeos sobre a temática
Formatos e suportes de vídeo
Hardware e software de captura de vídeo
Noções sobre a captação de imagem e de áudio
Técnicas de composição de sequências com múltiplos planos
Transições e sequências de vídeo
Técnicas de Render
Módulo VI – Projeto (6 horas – 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
Criação de um projeto “vídeo-aula”
Apresentação e partilha do projeto
Reflexão conjunta sobre a ação
Duração | 25 horas. E-learning |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação |