A20-Estratégias de Capacitação e Motivação dos Docentes para a Transição Digital

10-04-2022

I- A liderança para a motivação e capacitação dos docentes na transição digital
a. A motivação aplicada à transição digital
b. A liderança em contexto educativo aplicada à transição digital
II- A Psicologia da Aprendizagem e da Memória:
• Modelos teóricos;
• Aprendizagem verbal;
• Aprendizagem de categorias;
• Aprendizagem individual;
• Aprendizagem em sala de aula;
• Aprendizagem em grupo;
III- Psicologia cognitiva e aprendizagem escolar:
• Organização do material a ser aprendido;
• Profundidade e elaboração dos materiais;
• Os efeitos do conhecimento prévio;
• Competências meta-cognitivas (mindmaps) ;
• Algumas sugestões para uma aprendizagem bem sucedida
III- Técnicas de concentração e memorização:
• Técnicas de Visualização;
• Técnicas de Auto-controlo;
• Técnicas de respiração;
• Técnicas de ancoragem;
IV- Projetos, Programas de Treino de concentração em sala de aula através do desenvolvimento de competências digitais especificas;
• Projeto de formação-ação e desenvolvimento de materiais a aplicar nas escolas pelos professores para promoção da concentração e memória. •
• Divulgação, avaliação e discussão em público do projeto e dos materiais produzidos e das práticas experienciadas pelos formandos.
• Novas formas de funcionamento da sala de aula:
o Comunidades virtuais de aprendizagem.
o Grupos interactivos;

  • 2022 - 1 turma

Duração25 horas
Dias de Duração8
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC- 110819/21