A16-Aprendizagem Ativa nas Línguas com Recurso às Tecnologias

10-04-2022

Módulo 1: Aprendizagem ativa (3 horas)
- Conceito de aprendizagem ativa;
- Debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e passiva.
Atividades/tarefas:
- Apresentação da formação, do formador e dos formandos.
- Expetativas relativamente à formação e ao projeto eTwinning.
- Reflexão sobre as competências digitais dos docentes.
- Debate sobre as principais diferenças entre a aprendizagem ativa e passiva.
- A competência comunicativa e as potencialidades das ferramentas digitais.
Módulo 2: O portal do eTwinning (3 horas)
- Registo no portal do eTwinning.
- Exploração do portal do eTwinning, no âmbito da Competência Intercultural.
- Procura de parcerias e definição de temas motivadores.
Atividades/tarefas:
- Contactar com o eTwinning através do portal europeu.
- Recursos disponíveis no portal eTwinning.
- Modelos de projetos disponíveis no portal.
- Registo no portal eTwinning.
- Principais recursos disponíveis no espaço pessoal eTwinning Live.
- Eventos e Grupos disponíveis.
- Encontrar eTwinners para desenvolver um projeto.
- Passos a seguir para estabelecer parcerias eTwinning.
- Definição de temas de interesse (de acordo com a Competência Intercultural das A.E. das respetivas disciplinas) para estabelecer parcerias eTwinning.
- Discussão sobre as principais vantagens dos projetos eTwinning e dos projetos com recurso às TIC.
Módulo 3: Projetos eTwinning (5 horas)
- Modelos de projetos eTwinning.
- Planificação de um projeto eTwinning.
- Ferramentas colaborativas: a GoogleDrive.
Atividades/tarefas:
- Análise de modelos de projetos disponíveis no portal.
- Análise da estrutura da planificação de um projeto eTwinning.
- Publicação, no portal eTwinning, de uma mensagem com vista à procura de parceiro.
- Criação, em equipa, de uma planificação de projeto eTwinning com recurso à ferramenta GoogleDrive.
Módulo 4: Atividades com recurso a ferramentas da web 2.0 para a sala de aula (10 horas)
- Ferramentas web 2.0 versus produtos finais a construir no âmbito dos projetos eTwinning.
- Planificação e elaboração de materiais das diferentes subcompetências da competência comunicativa para utilização em sala de aula com os alunos com recurso às seguintes ferramentas digitais: Vizia, Socrative, FlipGrid, Padlet, LearningApps, Mentimeter e QR Code Monkey.
- Experimentação em contexto de atividades de aprendizagem ativa no contexto de sala de aula.
Atividades/tarefas:
- Planificação e experimentação de atividades de aprendizagem ativa para utilização em sala de aula com os alunos com recurso às seguintes ferramentas digitais: Vizia, Socrative, FlipGrid, Padlet, LearningApps, Mentimeter e QR Code Monkey.
- Reflexão sobre os cuidados a ter aquando do uso de ferramentas web 2.0.
Módulo 5: Ponto de situação do projeto eTwinning em curso (4 horas)
- Reflexão crítica sobre a experimentação realizada relativamente à aprendizagem dos alunos e desenvolvimento das suas competências.
- Reflexão final sobre a oficina de formação.
Atividades/tarefas:
- Apresentação e partilha final do projeto eTwinning em curso.
- Reflexão crítica, individual, sobre o impacto da implementação das atividades desenvolvidas.
- Avaliação da oficina de formação.

  • 2022 - 1 turma

Duração50 horas
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC- 108496/20