OFICINA - Entre a Gamificação e a Inteligência Artificial: desafios e oportunidades na Educação

04-04-2024

O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais mudou o mundo em apenas meio século, mas o progresso não fica poraqui. A transformação digital é um processo de mudança de mentalidade nas instituições de ensino, que passam a usar atecnologia para cumprir o objetivo de se tornarem inovadoras e continuarem na vanguarda da sociedade. Apesar da Gamificação e da Inteligência Artificial (IA) já existirem há algum tempo, a oportunidade de combinar estas duas ferramentas alarga-se com o aparecimento de modelos de linguagem natural, como o ChatGPT3. A Gamificação tem tido um impacto significativo na educação nos últimos anos, porque envolve o uso de elementos de jogos em atividades de ensino e aprendizagem. Esta metodologia ganha interesse, porque aumenta o envolvimento dos alunos nas atividades escolares. Torna as tarefas mais desafiadoras, mais divertidas e, portanto, mais fáceis. O uso da gamificação como intervenção instrucional para gestão das emoções de aprendizagem dos alunos tornou-se numa tendência da investigação educacional. Atualmente, com a IA é possível personalizar a aprendizagem, identificar áreas de dificuldade dos alunos e oferecer retroalimentação em tempo real. Nesta ação de formação vamos aprender como integrar estes dois domínios na prática pedagógica.

Formação b-learning

As sessões presenciais e on-line serão definidas na 1.ª sessão (11 de abril - presencial)

N.º Sessão

Dias/Mês

Horário

Duração

1

11/04/2024

18h00-21h00

3h

2

12/04/2024*

14h30-17h30

3h

3

24/04/2024

18h00-21h00

3h

4

02/05/2024

18h00-21h00

3h

5

08/05/2024

18h00-21h00

3h

6

15/05/2024

18h00-21h00

3h

7

22/05/2024

18h00-21h00

3h

8

06/06/2024

18h00-22h00

4h

TOTAL 50 horas

25h em sessão+25h trabalho autónomo

* Participação no evento divulgado AQUI

Duração50 horas.
Dias de Duração8
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-122509/24