Promoção da Literacia Emergente através de uma Intervenção Multinível na Educação Pré-Escolar

22-07-2024

1. Sistemas multinível de suporte: Modelos integrados de intervenção.
1.1. Abordagem multinível aplicada à aprendizagem: principais componentes.
2. Dos modelos de prontidão para a leitura aos modelos de literacia emergente.
2.1. Competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita: linguagem oral, linguagem escrita e consciência fonológica.

3. Promoção de competências facilitadoras da leitura e da escrita através da abordagem multinível.
3.1. Despiste universal: indicadores e preditores da aprendizagem formal da leitura e da escrita.
3.2. Análise dos resultados do despiste e tomada decisão com base nos dados.
3.3. Práticas baseadas em evidência na promoção das competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.
no contexto de jardim-de-infância e no contexto familiar.
3.4. Fidelidade da intervenção e monitorização do desempenho das crianças.
3.5. Avaliação da eficácia da intervenção, do curso e dos formandos.

N.º Sessão

Dias/Mês

Horário

Duração

1

11/04/2024

16h30-19h30

3h

2

19/04/2024

16h30-19h30

3h

3

02/05/2024

16h30-19h30

3h

4

17/05/2024

16h30-19h30

3h

5

24/05/2024

16h30-19h30

3h

6

31/05/2024

16h30-19h30

3h

7

07/06/2024

16h30-18h30

2h

8

14/06/2024

16h30-18h30

2h

9

04/07/2024

16h30-19h30

3h

TOTAL 50 horas

25h em sessão

+

25h trabalho autónomo

Duração50 horas.
Dias de Duração9
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-120688/23