A19-Inovar a Avaliação Pedagógica com as ferramentas BYOT (Recurso a tecnologias móveis)

10-04-2022

Módulo 1: Apresentação do formador, dos formandos e do curso de formação: objetivos, conteúdos,
avaliação e cronograma, conceito de plataforma, aplicação e ferramenta digital de ensino,
aprendizagem e avaliação, acesso à aplicação Google Drive, expetativas dos formandos na formação
com recurso à ferramenta Mentimeter, exploração da ferramenta Mentimeter, construção do Portefólio
Individual / diário da formação com a ferramenta Padlet, exploração da ferramenta Padlet,
apresentação da plataforma Google Drive e suas potencialidades educativas. (2h síncronas + 1h
assíncrona)
Módulo 2: Introdução ao conceito de aprendizagem ativa. Discussão e debate sobre as principais
diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva. Reflexão conjunta sobre os principais
benefícios da aprendizagem ativa. Caracterização das práticas de avaliação formativas instituídas nas
escolas, conceptualização da avaliação, reflexão sobre o potencial do feedback na melhoria das
aprendizagens e dos resultados dos alunos, análise de exemplos de avaliação formativa com recurso ao
feedback escrito de qualidade e reflexão sobre o potencial das tecnologias educativas no âmbito da
avaliação pedagógica. Instrumentos e meios de recolha de dados para a avaliação pedagógica:
Videoconferência, Vídeo, Podcasts, Chat e Fóruns, Jogos interativos (gamificação), Portefólio, Rubrica,
Registo de vídeo, Questionário, Relatório de uma atividade/projeto, Mapas mentais, Narrativas digitais.
(3h síncronas + 3h assíncronas)
Módulo 3: Ferramentas de ensino, aprendizagem e avaliação da plataforma Google Drive: exploração e
criação de atividades nas ferramentas Google Docs, Google Slides, Google Sites e Google Forms. (4h
síncronas + 5h assíncronas)
Módulo 3: Ferramentas de ensino, aprendizagem e avaliação com recurso a questionários que fornecem
feedback em tempo real: inscrição, exploração e criação de atividades nas ferramentas Quizizz,
Socrative, Kahoot e Quizlet. (4h síncronas + 5h assíncronas)
Módulo 4: Ferramentas de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito do áudio e do vídeo: inscrição,
exploração e criação de atividades nas ferramentas PowerPoint com som, Ted-Ed Lessons, SoundCloud,
Vocaroo, Zoom, Skipe, Loom, Biteable, Animoto e Flipgrid. (5h síncronas + 5h assíncronas)
Módulo 5: Ferramentas de ensino, aprendizagem e avaliação com recurso a mapas mentais, rubricas,
chats e fóruns: inscrição, exploração e criação de atividades nas ferramentas Popplet, Coggle, Google
Docx, Tricider, Linoit, Blogger, Rubistar e Whatsapp.(5h síncronas + 5h assíncronas)
Módulo 6: Realização da seguinte atividade no Portefólio Individual: levantamento das plataformas,
aplicações e ferramentas digitais de formação e ensino-aprendizagem abordadas na formação e reflexão
sobre as respetivas vantagens e desvantagens no âmbito da sua aplicação em contexto educativo.
Apresentação do Portefólio individual produzido pelos formandos no decorrer da formação. Avaliação
da ação, orientações para elaborar a reflexão crítica e arquivo de documentação na plataforma Google
Drive. (1h síncrona + 2h assíncronas)

  • 2022 - 1 turma

Duração50 horas
Dias de Duração15
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC- 108868/20