A27-A presença em linha das bibliotecas escolares no contexto do desenvolvimento digital das escolas

27-01-2023

1.ª e 2ª sessões (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas) Razões que justificam a presença em linha da biblioteca escolar:
Apresentação dos formandos. Conteúdos, metodologia e avaliação dos formandos. Familiarização com a plataforma digital de suporte curso.
• A missão da Biblioteca Escolar no contexto da escola atual. As prioridades de trabalho da Rede de Bibliotecas Escolares.
• Transição Digital e o papel das bibliotecas escolares (BE): O papel das BE no contexto do desenvolvimento digital; Biblioteca híbrida do ponto de vista da conceção e dos serviços; Presença em linha e serviços de referência on-line.
•A presença em linha das bibliotecas escolares, uma visão global: propósito / públicos / objetivos / condições humanas e materiais / gestão
.
3.ª e 4ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares. Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas.
• Definição de uma estratégia de comunicação;
• Canais de comunicação
• Definição de um canal principal
• Canais secundários a equacionar
• Serviços a desenvolver: Serviço de referência, a curadoria de conteúdos, tipos de recursos a disponibilizar, projetos desenvolvidos, serviço cultural, ...
• Ferramentas a utilizar

5ª e 6ª sessões (4 + 4 horas assíncronas) - Planificação da presença em linha das bibliotecas escolares II
• Apresentação da reflexão realizada após as leituras propostas.
• Definição de uma linha editorial: identidade/ grafismo/ linguagem/ créditos
• Serviço de referência a distância: chat, email, fórum, redes sociais, sistema de mensagem instantânea e mensagem áudio, videoconferência.
• Normas e princípios
• Proteção de dados pessoais / política de privacidade
• Direitos de autor e direitos conexos • Acessibilidades

7.ª sessão ( 4 horas assíncronas) Consolidação da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das reflexões realizadas através das leituras e das dinâmicas propostas. .
• Indicadores de execução e de sucesso;
• Reporte;
• Evolução e melhoria.

8.ª sessão (3 horas síncronas) Apresentação da Matriz da presença em linha das bibliotecas escolares
• Apresentação das propostas sobre a presença em linha a implementar
• A necessidade da existência de um plano de conteúdos periódico;
• Elaboração de um plano de ação estratégico;
• Avaliação da ação.

De 05/01/2023 a 18/05/2023

Duração30 horas. 30
Dias de Duração9
Modalidade:Curso de Formação
FormaçãoGeral
AcreditaçãoCCPFC/ACC-117030/22