Ver Plano de Formação | Capacitação Digital de docentes e Não Docentes - Inscrições Abertas/1ª Fase

20-03-2021

AVISO - PLANO DE CAPACITAÇÃO TRANSIÇÃO DIGITAL – 1ª FASE 2021 | Março | ABERTAS INSCRIÇÕES

VER AQUI O PLANO

Caros Colegas

“No âmbito do Programa de digitalização para as Escolas, a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação tem um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias digitais nas suas práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e exercício de cidadania. Esta capacitação deve, pois, centrar-se no desenvolvimento da competência digital dos docentes.

Considerando o ensino neste novo contexto digital, as tecnologias digitais devem ser promotoras de práticas pedagógicas que atendam a uma escola inclusiva, promotora de melhores aprendizagens para todos, com autonomia, responsabilidade e pensamento crítico; um desenvolvimento curricular adequado a contextos específicos e às necessidades dos alunos; uma efetiva valorização profissional dos docentes e outros agentes de educação e formação, bem como, inovação nos processos de organização e de gestão das organizações escolares.

Existirão 3 momentos de inscrição no Plano de capacitação CENFIPE ao longo de três anos/ 2021-2023

1ºMomento/ano 2021 – de 20 de Março a 31 de Março de 2021

2º Momento/ano 2022 – De Novembro a Dezembro de 2021

3ºMomento/ano 2023 - De Novembro a Dezembro de 22

A candidatura do CENFIPE – Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, ao concurso POCH-67-2020-08 visou, numa vertente (cerca de 20%) dar resposta às necessidades de formação identificadas nos Projetos Educativos e Curriculares dos Agrupamentos de Escolas associados ao CENFIPE, nomeadamente centrando o foco na capacitação digital dos agentes educativos (docentes e não docentes) partindo de necessidades curriculares, organizacionais, pedagógicas e administrativas identificadas pelas escolas o que nos levou a procurar formações cujas temáticas surgissem estruturadas na cidadania digital, nomeadamente em algoritmos, ambientes digitais, segurança digital, literacia para os media na era digital que capacitassem os docentes e não docentes para a utilização de recursos educativos e organizacionais de teor digital. Contudo, o ponto forte da presente candidatura (+ de 80% das propostas formativas) estrutura-se na Resolução do Conselho de Ministros nº 30/2020 – Plano de Ação Para a Transição Digital - cujo objetivo é alicerçar a integração transversal das tecnologias de Informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais no quadro das dinâmicas do Programa de Digitalização das Escolas. Integrar a inovação digital nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania é um imperativo a perseguir.

Os docentes em função do resultado CHECK-IN devem efetuar a inscrição na respetiva ação de nível 1, 2 ou 3 que agora disponibilizamos na primeira fase de inscrição do PLANO DE FORMAÇÃO 2021.

Nota 1 : Informa-se ainda que, após efetuada uma ação de determinado nível, podem efetuar a inscrição em outra de um nível superior. O Critério de inscrição é a ordem de chegada/registo na plataforma do CENFIPE e a qualidade de docente associado ao CENFIPE (Escolas/Agrupamentos de Arcos de Valdevez, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Ponte da Barca)

Nota 2 : Nas diferentes ações, cada turma está associada a um Agrupamento de Escolas. Os formandos podem inscrever-se em qualquer uma delas independentemente da escola a que pertencem. O Critério Escola/Agrupamento ONLINE acaba por não ser relevante.

O Diretor do CENFIPE

José Carlos Fernandes